5 dicas para aplicar no seu pós-venda e fidelizar mais clientes
Muita gente pensa que a compra acaba quando o cliente leva o produto pra casa, mas os mais experientes vendedores sabem que esse momento é apenas a pontinha de um enorme iceberg chamado relacionamento com o cliente. No artigo de hoje trouxemos 5 dicas de ouro para você melhorar o seu pós-venda e fazer bem mais que clientes para a sua loja.
Mostre disponibilidade e atenção.
Demonstre preocupação e interesse em resolver qualquer problema do cliente relacionado à compra. Verifique sempre:
- Se a entrega foi feita no prazo adequado;
- Se houve problemas com a instalação do produto;
- Se o produto atende às suas necessidades;
- Se o cliente está interessado nas notícias que a empresa compartilha etc.
Relaciona-se de maneira ética com o cliente.
Não adianta nada querer fazer ações de pós-venda e melhorar a relação com o cliente se ela é pautada somente no interesse em vender. Seja claro com o seu cliente e ofereça o melhor. Todo relacionamento precisa de transparência e respeito para dar certo, funcionando da mesma maneira em situações profissionais.
Faça comunicações sobre outros produtos e novidades.
Use a situação de já ter efetuado uma venda para determinado cliente e ofereça a ele novos produtos depois de alguns dias. Se todo o seu processo de venda ocorreu de maneira satisfatória e ele estiver feliz com o produto, as chances são enormes de comprar novamente ou indicar a sua loja.
Promova brindes em momentos especiais.
Quando fechar uma venda, colete os dados principais do cliente, como nome, telefone, e-mail e data de nascimento. Com essas informações você pode entender qual é o perfil dele e fazer envios de brindes de acordo com idade, gênero e até mesmo enviar felicitações de aniversário.
Tenha frequência de relacionamento com seus clientes.
Mantenha uma frequência de comunicação com os seus clientes, sempre enviando alguma curiosidade sobre os seus produtos, mostrando como está a loja e atraindo para outra visita.
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