BLOG

5 dicas para otimizar espaços

Muitos acabam optando por reformas em suas casas ou apartamentos para conseguir um ambiente mais espaçoso e confortável. Ter um lar agradável é o principal motivo, mas com o tempo o acúmulo de móveis, além de pequenos erros de decoração deixam um “ar” de carregado e com poucos espaços livres para circulação. Por isso, muitos buscam por soluções para renovar suas casas e dicas para aproveitar melhor os espaços internos.

Existem técnicas bem práticas que podem ampliar visualmente os cômodos, valorizar os ambientes, otimizar o fluxo em lugares com maior movimentação e trazer mais intimidade e utilidade, sem precisar apelar para intervenções drásticas e caras.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos 5 dicas profissionais, para otimizar os espaços e conseguir um ambiente mais leve:

1) Cores claras e listras verticais

O uso de cores escuras dentro de casas e apartamentos, reduzem o tamanho dos ambientes, se usadas em excesso, por isso o recomendado é aplicar apenas em uma parede ou em detalhes na decoração. Opte pelas cores claras e neutras, pois aumentam nossa percepção de espaço.

Você também pode misturar com listras, preferencialmente as verticais. As listras horizontais deixam o lugar mais pesado e carregado. Então escolha as verticais, juntamente com cores neutras, para deixar sua casa ou apartamento mais espaçoso.

2) Espelhos grandes e combinações

Os espelhos são detalhes que podem fazer grande diferença. São peças que refinam e valorizam o ambiente. Os espelhos que vão do piso ao teto, se bem posicionados em lugares estratégicos, duplicam o espaço, trazem mais amplitude e refletem a iluminação.

Além dos espelhos grandes, fazer uma combinação entre eles traz um resultado bem agradável. O uso de dois ou mais, também duplicam o recinto e geram mais profundidade a decoração, dando assim, mais uma vez, a sensação de amplitude.

3) Iluminação certa

Se você quer mais espaços livres, existem diversas opções que não envolvem o ato de derrubar paredes. Uma alternativa é o uso correto da iluminação, de forma integrada, principalmente em ambientes pequenos. O primeiro passo é observar em quais partes a incidência de luz natural é alta e depois selecionar os lugares que necessitam de uma maior iluminação. Em seguida, escolha o tipo de luz: direta, indireta, branca ao amarela. As mais recomendadas são as claras, pois ampliam os espaços.

O segundo passo é posicionar os pontos de luz em lugares pontuais, de forma bem distribuída. Um conselho: use luminárias pequenas e lâmpadas discretas.

4) Móveis pequenos

Móveis grandes podem deixar o ambiente carregado, inclusive para quem tem uma casa ou apartamento pequeno. Racks e sofás baixos ajudam na sensação de espaço, pois deixam o campo de visão mais aberto e livre. Pra que uma mesa de jantar enorme? Ou um sofá com muitos assentos? Reduza!

Uma técnica bem simples é comprar mobílias com pés. Quando o móvel “flutua” sobre o chão, em vez de ocupar muito espaço, como as poltronas, o ambiente parece ter alguns metros a mais e fica com um aspecto mais clean.

5) Mobiliário dobrável

Uma das tendências são os móveis dobráveis (retráteis). Muito utilizado em ambientes multifuncionais, que possibilitam a fluidez nos espaços internos e proporcionam o uso mais diversificado dos cômodos e maior circulação em diversas ocasiões.

Uma cama retrátil tem uma finalidade de noite, mas durante o dia pode virar outro ambiente, com uma utilidade diferente.

Agora, é só aplicar nossas dicas na hora de decorar e fazer da sua casa um lugar mais agradável e espaçoso. Você pode encontrar diversas opções de móveis, como colchões, camas, poltronas e sofás na Montreal. Tudo com altíssima qualidade e com o máximo de conforto.

Os comentários estão desativados.