Como saber quando trocar o colchão?
Passamos um terço da nossa vida dormindo, e isso pode influenciar a saúde e até mesmo a sua produtividade. Os cuidados que deveríamos ter com o sono são tão importantes quanto aqueles que temos com a alimentação. Por isso, é claro que o colchão é um dos principais fatores a serem observados.
1) Superfície irregular
É comum ignorar as mudanças que acontecem, então lembre-se de inspecionar a superfície da sua de sua cama com atenção. Se você encontrar irregularidades ou a espuma parecer esquisita, virar para o lado contrário não surtirá efeito. Irregularidades na superfície, bolhas e desgaste em geral são sinais de que seu colchão não será capaz de atender suas necessidades de sono por muito tempo.
2) A validade do colchão venceu
Você sabe que colchão tem data de validade, não é mesmo?! Bem, grande parte das pessoas não se lembra a data exata da compra do colchão. Quando se trata da estrutura, a maioria dos colchões produzidos dentro do padrão de qualidade, são feitos para durar pelo menos 5 anos. Claro que isso depende muito da manutenção, mas é bom pensar em trocar quando surgirem ondulações e manchas.
3) Você não consegue dormir
Se você sofre com insônia, é preciso avaliar se você está passando por um período de estresse ou ansiedade. Porém, um colchão desgastado demais também pode ser a causa de você ficar longas horas rolando de um lado para o outro sem conseguir pegar no sono.
4) Barulhos estranhos
Se o seu colchão faz barulho e tende a ranger sempre que você se vira de um lado para o outro, seu sono pode não estar sendo confortável o suficiente. Isso acontece com o colchão de molas com o decorrer do tempo, pois a estrutura interna s desgasta pela ação que seu corpo faz durante a noite. Portanto, muita atenção com qualquer som estranho no seu colchão!
5) Você sempre acorda cansado
Nós dormimos para restaurar as nossas energias, então, se o seu primeiro desejo ao acordar é tomar aquela xícara enorme de café para despertar, talvez sua cama não esteja mais sendo confortável o suficiente. Com o tempo, o colchão perde as características que o tornaram um ótimo companheiro de sono, causando rigidez, sono não reparador e agitado, além de causar dor nas costas. No entanto, se o seu colchão é novo e confortável, isso significa que você pode estar enfrentando problemas de outra natureza para dormir.
6) Você tem crises alérgicas quando está no colchão
É só você se deitar que a crise começa: o nariz escorre, os olhos coçam e você espirra sem parar. Se você já descartou que o problema esteja na roupa de cama, no travesseiro ou nos cobertores, ele pode estar no seu colchão.
Com o tempo, a maior parte dos colchões acumula alérgenos como mofo, ácaros e poeira. Assim, se você tem crises alérgicas ao se deitar ou se acorda sempre com o nariz entupido, vale a pena fazer uma inspeção no seu colchão e providenciar a troca se necessário.
7) O colchão faz a marca do seu corpo
Se você levanta da cama e percebe que o colchão continua com o formato do seu corpo, pode se preocupar, pois isso indica que o seu colchão deve ser trocado.
Seguindo estes sinais citados no texto, trocar de colchão vai ser muito mais fácil. Mas é lógico que deve ser Montreal, hein?!