BLOG

Dicas para escolher o tecido ideal para o seu estofado

Para quem está pensando em trocar o sofá ou a poltrona de casa, fica o alerta: o tecido do estofado pode fazer toda a diferença tanto no visual quanto na usabilidade da mobília. Com sorte, hoje é possível encontrar uma grande variedade de materiais que podem se adequar exatamente à sua necessidade e tornar sua experiência com o estofado ainda mais satisfatória.

Seja criado com tecido, linho ou couro, vale lembrar que as mobílias mais modernas trazem molas de metal e espuma para garantir a durabilidade do produto. E, embora a parte interna não seja visível, ela faz toda a diferença para o conforto da peça. Por isso, ao escolher o novo modelo para o seu lar, lembre-se que a estrutura dos estofados também devem estar no seu radar.

Já para escolher o tecido, considere as necessidades gerais de todos que moram na casa e, claro, atenção especial caso tenha crianças e animais de estimação ao seu lado. Isso porque as peças em áreas muito movimentadas, como as salas de estar, exigem tecidos mais duráveis. Já aquelas que ficam na área externa devem estar preparadas para as mudanças de clima.

Sabemos que todo caso deve ser avaliado com cuidado, e trouxemos aqui algumas dicas para escolher o tecido ideal para o seu estofado. Vamos ver?

 

Durabilidade

Se você planeja adquirir uma peça que sofrerá desgaste diário, é importante considerar a durabilidade. No caso de estofados, ela é determinada pela taxa do teste de atrito administrado pelo fabricante (que imita o desgaste de alguém sentado em um assento estofado ao longo do tempo). Quanto maior o número de fricções, melhor o indicador de qualidade e durabilidade. Além disso, procure tecidos para estofamento tratados para desempenho, como resistência a manchas, repelente à água ou resistência a UV.

 

Cuidados com o tecido

Os tecidos para estofamento geralmente não são adequados para lavagem tradicional ou lavagem a seco, uma vez aplicado aos móveis. Isso quer dizer que você deve seguir as instruções do fabricante e procurar tecidos repelentes a manchas para peças de uso mais pesado. Também vale usar produtos de limpeza específicos para o tipo de material escolhido.

 

Tipos de tecido

Os tecidos comuns para estofamento são fornecidos com uma variedade de pesos, cores, fibras e tratamentos para garantir que você encontre o mais adequado para a sua rotina. Por isso, tenha em mente de forma clara e real qual será o nível de contato, usabilidade e exposição da peça antes de escolhê-la. Confira abaixo algumas opções:

 

Corino

corino

 

Para manter a limpeza em dia, o corino é a melhor opção. O tecido não deixa a sujeira “entrar” e é facilmente higienizado. Uma alternativa a quem recebe muitas visitas ou tem animais de estimação que soltam pêlos – já que podem ser limpos apenas com um pano úmido.

 

Tecido Suede

suede

 

Com toque macio e visual que remete à camurça, o suede é um material sintético que apresenta alta resistência ao uso, manchas e danos causados pela umidade. Ele é uma ótima opção para aliar conforto, praticidade e beleza. Além de tudo, tem boa resistência ao desgaste do dia a dia.

 

Tecido Veludo

 

veludo

Indicado para todos os tipos de estofados, desde sofás até poltronas, o veludo traz um aspecto macio e confortável para dentro do lar. Com visual mais sofisticado, ele é recomendado para lugares mais frios – já que deixa a estrutura do estofado mais aquecida. Também vale apontar que tem cuidados mais aprimorados, por isso não é uma boa opção para ambientes muito movimentados ou para quem tem crianças pequenas.

 

Tecido Delfi

 

delfi

O tecido é feito exclusivamente para decoração. No entanto, oferece resistência e versatilidade às peças, sendo ideal para estofar sofás, cadeiras, almofadas e poltronas. Como sua produção envolve o algodão, ele tem uma limpeza fácil e prática, mas deve ser usado preferencialmente em ambientes internos para evitar o desgaste das cores.

 

Tecido Animale

 

animale

O tecido sintético é ideal para revestimentos em geral, já que tem resistência e durabilidade ideais para peças usadas no dia a dia. Com toque macio e visual sofisticado, ele ainda é fácil de limpar e tem o toque macio semelhante ao da camurça.

 

E aí, já descobriu qual o tecido ideal para o estofado da sua casa? Lembre-se que escolher o produto certo vai fazer toda a diferença na rotina da sua família e, claro, no seu investimento. E caso ainda esteja com dúvidas, fale com nossa equipe. A família Montreal está preparada para te ajudar a ter ambientes que são a sua cara e que deixem sua qualidade de vida sempre em alta!

Os comentários estão desativados.