BLOG

Dicas para manter a limpeza do sofá em dia

Manter a limpeza do sofá em dia pode parecer uma tarefa impossível, afinal, não é tão simples como colocar na máquina de lavar, não é mesmo? Como se não bastasse, contar com panos úmidos não é o suficiente para um asseio efetivo e, portanto, a dedicação e o tempo investidos devem ser maiores para uma higienização de verdade.

Por mais que não haja manchas marcantes, o cotidiano faz com que a mobília se desgaste com facilidade e acumule sujeira tanto nas superfícies quanto nas brechas e aberturas. Isso quer dizer que manter um padrão de limpeza é importante tanto para manter um visual mais agradável quanto para colaborar com a durabilidade do material.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para manter a limpeza do sofá em dia e te ajudar nessa tarefa dentro de casa. Boa leitura.

 

Use um aspirador

A maioria dos aspiradores vem com peças ajustáveis que ajudam a limpar áreas mais profundas nas aberturas do sofá. Comece removendo sujeiras e poeiras mais visíveis e remova as almofadas para acessar a estrutura.

 

Conte com panos úmidos

Apesar de não ser a opção ideal para os tecidos, os panos úmidos podem ajudar a limpar as partes estruturais em madeira ou metal. Para isso, conte com água morna e sabão.

 

Atenção às instruções do fabricante

Dependendo do tipo de material do seu sofá, o fabricante deve ter deixado instruções importantes para a sua limpeza. Verifique a etiqueta para obter um código que explique que tipo de métodos você pode usar no sofá. Veja como interpretar esses códigos.

 

Remova as manchas

Apesar de haver materiais específicos para a limpeza do sofá, algumas receitas caseiras podem ajudar a remover as manchas de forma mais barata. Confira:

Para tecido: ¼ de xícara de vinagre, ¾ xícaras de água e uma colher de sopa de detergente.

Para couro: ½ xícara de azeite com ½ xícara de vinagre.

Para sintéticos: ½ xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e ½  colher de sopa de sabão.

 

Reduza os odores

Conte com o bicarbonato de sódio para tirar cheiros indesejáveis. Para isso, basta polvilhar o sofá com o material e deixar por 20 minutos. Depois é só limpar com o aspirador!

 

Espere secar

Para evitar mofo e mau cheiro, deixe o tecido e as almofadas secarem antes de retomar o uso. O ideal é deixar secar ao ar livre, mas não deixe em contato com o sol por muito tempo para evitar ressecar o material.

 

Curtiu todas as dicas? Lembre-se que manter o sofá limpo vai te ajudar a manter uma rotina mais saudável e, de quebra, vai fazer com que a vida útil da mobília se torne ainda mais longa!

Para ficar por dentro de todas as nossas dicas, fique de olho em nosso blog. Aqui na Montreal estamos prontos para te ajudar a ter uma qualidade de vida cada vez melhor!

Os comentários estão desativados.