Dicas para prevenção do câncer de mama Outubro Rosa
Conscientização, prevenção e ação. Esses são três passos essenciais que toda mulher deve seguir para combater o câncer de mama, o segundo mais comum depois do câncer de pele.
Para reforçar a sua importância, o mês de outubro foi designado como o mês oficial da conscientização e prevenção contra o câncer de mama.
Para que essa ideia fique mais clara na população feminina, diversas campanhas entram em circulação, nos informando sobre as ações necessárias para prosseguir com o combate.
É preciso que todos saibam que o tumor na mama é curável em 98% dos casos. Se descoberto na fase inicial, as chances de curas são bem favoráveis.
Origem do Outubro Rosa
O movimento começou na década de 1990, com o evento “Corrida pela cura”, nos EUA, que acabou ganhando força e se espalhando pelo mundo todo. Conhecido, atualmente, como Outubro Rosa.
A prevenção
A prevenção começa com o diagnóstico precoce, que ocorre por meio do auto-exame e do acompanhamento médico. No segundo caso, é recomendado principalmente, para mulheres acima dos 40 anos.
Dica: faça o exame de auto-toque pelo menos uma vez por mês. É muito importante, porque diversas mulheres deixam de fazê-lo por medo ou receio.
Sintomas
Em fase inicial, a doença é assintomática. Isso quer dizer que não há manifestação evidente de sintomas. O primeiro sinal que aparece é um nódulo, quase sempre indolor, irregular e rígido. Além disso, pode apresentar:
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Inchaço e vermelhidão na pele;
- Secreção mamilar;
Tipos de tratamento
- Cirurgia;
- Fisioterapia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Hormonioterapia;
O Outubro Rosa está aqui para nos lembrar sobre a conscientização e prevenção contra essa doença. Não deixe sua saúde de lado, previnam-se mulheres. Busque sempre o conforto para a sua vida, em todos os sentidos. Então, fique sempre atenta a sua saúde!