Distúrbios do Sono: Sonambulismo, Paralisia do Sono e Bruxismo
Você sabia que existem mais de 80 tipos de distúrbios do sono que afetam a população mundial? Essas doenças interferem diretamente na qualidade do sono e no bem-estar.
Caso não sejam tratadas corretamente o corpo sofrerá com sérios prejuízos a saúde. Dentre todas as doenças catalogadas é possível dividi-las nos seguintes grupos:
- Doenças que interferem no processo de adormecer/dificuldades para permanecer dormindo;
- Doenças que dificultam o indivíduo a ficar acordado;
- Doenças que dificultam uma rotina equilibrada do sono;
- Doenças que acarretam em hábitos atípicos durante o sono;
Os mais comuns são: insônia, apneia do sono e o famoso ronco. A geração mais afetada com esse mal é a geração Z, nascida entre 1990 e 2010. Com o ritmo atual da sociedade e o surgimento da internet percebe-se um aumento significativo de casos de pessoas com esses distúrbios.
Além desses três citados acima, separamos outros 3 bem comuns que afetam uma grande parcela da população:
Sonambulismo
O famoso sonambulismo é um estado de dormência em que uma pessoa consegue levantar e se mover, mas sem ter a consciência do que está fazendo.
- Causas
Não descobriram ao certo o que pode causar esse distúrbio. Mas, a depressão, estresse e ansiedade podem interferir no surgimento do sonambulismo.
- Tratamento
O paciente pode ser tratado com medicamentos, quando necessário.
Paralisia do sono
A Paralisia do sono pode aparecer em dois momentos diferentes: antes de despertar ou antes de adormecer. Os sintomas são paralisia, que impossibilita o movimento e a fala e, em alguns casos, podem aparecer dores no peito ou dificuldades para respirar.
- Causas
Para muitos essa é uma experiencia assustadora. A falta de sono, estresse e medicamentos pesados podem ser a causa a Paralisia do Sono.
- Tratamento
Melhorar a qualidade do sono, se alimentar bem e fazer exercícios é o mais indicado. O uso de medicamentos ocorre, apenas, se o médico indicar a necessidade. Uma outra opção é a hipnose.
Bruxismo
O Bruxismo é uma doença muito comum em que ocorre movimento involuntário ou até mesmo semivoluntário da mandíbula, que se manifesta de duas formas: pelo apertar dos dentes (pressioná-los) ou pelo ranger dos dentes.
O distúrbio pode se manifestar no período noturno ou diurno. O mais comum é que ocorra a noite. Além da pressão nos dentes, podem aparecer dores na cabeça e na região da mandíbula.
- Causas
As causas do Bruxismo podem ser emocionais, derivada de estresse, ansiedade, ou mau alinhamento dos dentes, refluxo ou uma resposta do corpo a dores no ouvido.
- Tratamento
O principal tratamento está no uso de uma placa de contenção para evitar o desgaste dos dentes. Além de tentar diminuir a ansiedade e estresse do dia a dia.
Agora que você sabe mais sobre os distúrbios do sono, chegou o momento de investir em mais qualidade e conforto na hora de dormir.
Saiba que o colchão velho é muito prejudicial a saúde e fazer a troca por um mais novo vai garantir melhores noite de sono para você. Entre no site da Montreal e confira todas as opções de colchões que oferecemos. Tudo feito para o seu bem-estar.
Conheça também: O que você precisa saber sobre a apneia do sono