Entenda a importância de procurar pelas especificações do INMETRO ao comprar um novo colchão
Desde 2014, indústrias importadoras e fabricantes de colchões ficaram proibidas de fornecer produtos que não estejam totalmente em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro. Esta resolução está prevista na Portaria 79 de 3 de fevereiro de 2011, do INMETRO, que coloca em vigor normas e regulamentações para produção e venda de colchões e colchonetes feitos de espuma. Testes realizados pelo Inmetro revelaram que 67% dos colchões brasileiros apresentavam inconformidades e este índice chamou a atenção do órgão que decidiu tornar obrigatória a certificação dos produtos.
Depois que foi feita essa resolução, as lojas que comercializam este tipo de produto tiveram ainda um prazo até fevereiro de 2015 para vender todo o estoque sem Selo de Qualidade do Inmetro, com risco de levarem autuações caso continuassem fornecendo os produtos não certificados para os consumidores.
Já a portaria nº 52 do Inmetro fala sobre o prazo para fabricantes e importadores comercializarem colchões de mola sem selo do Inmetro. Este prazo se estendia até 02 de fevereiro de 2018 e a partir desta data os estoques não podem mais ser vendidos e precisam ser eliminados, sob pena de gerarem multa para o fabricante caso sejam encontrados pela fiscalização. O prazo limite para a revenda destes colchões sem o selo de conformidade encerra-se em 02 de fevereiro de 2019.
Mesmo com estas limitações, muitas lojas ainda trabalham com produtos não certificados, “ignorando” as sanções que podem enfrentar e é aí que entra a necessidade do cliente já estar ciente do que o produto precisa ter para comprar algo com qualidade garantida, já que seguir as regras do Inmetro é um marco tão importante para a indústria quanto para os consumidores.
Portando o Selo de Qualidade, os colchões e colchonetes de espuma e molas passam a ter uma referência mínima quanto ao seu desempenho e por isso os consumidores podem ficar mais seguros em relação aos produtos comercializados no Brasil
Para possuírem o Selo de Qualidade, as indústrias devem seguir normas que definem dimensões (comprimento, largura e espessura), resistência da matéria-prima em relação à possibilidade de ruptura, alongamento e rasgo, revestimento, deformação perante a compressão, resiliência, vida útil, fadiga entre outros requisitos.
Os produtos da Montreal estão de acordo com os itens solicitados pelo Inmetro e, por isso, sempre destacamos a necessidade de comprar um colchão que atenda às normas do Inmetro para te garantir uma boa qualidade de sono e de vida.
Problemas que um colchão sem certificação do Inmetro ou em mau estado de conservação podem causar:
- Colchão deve ser trocado no período correto, já que além de acumular ácaros e sujeira, um colchão velho, com superfície suja, rasgada, desnivelada ou com depressões pode trazer vários prejuízos à saúde, a exemplo de doenças como: a cifose (corcunda), lordose (arco lombar curvado) ou a escoliose (que entorta a estrutura da coluna). Isso acontece porque os colchões se deterioram aos poucos e o corpo vai se adaptando ao novo molde.
- Dor. Este é um sintoma comum para aqueles que dormem em colchões ruins já que produtos velhos ou baratos não possuem apoio para o corpo por terem uma superfície desnivelada e por isso, dormir em um colchão granuloso ou flácido pode causar dor nas costas e muscular já que permitem que sua espinha se curve, tensionando seus músculos, articulações e ligamentos.
- Insônia também é algo recorrente na vida de quem não tem um colchão bom, porque muitas pessoas rolam pela cama a noite inteira tentando descobrir uma posição confortável e nem desconfiam que a culpa é do colchão.
- Como consequência da insônia está a fadiga durante o dia.
- Sintomas de asma e reações alérgicas também podem ser desencadeados por um colchão ruim, por causa dos ácaros e outros materiais que podem estar sendo liberados pelo produto deteriorado.
DICA: Colchões e travesseiros são recomendáveis em espessura com intensidade média ou semi-rígida. Nada de modelos moles ou duros demais, isso pode atrapalhar seu descanso também.