Entenda porque a Insônia surge em pessoas da 3ª idade
Passar a manhã toda dormindo e pegar no sono em qualquer lugar são situações que muitos jovens passam. Mas, com o tempo esses hábitos vão diminuindo e quando menos percebemos a terceira idade chega e as dificuldades para dormir batem em nossa porta.
É neste momento que pensamos: “Poxa, eu dormia com tanta facilidade quando era mais jovem”. Essa é uma situação que muitos idosos passam. Quando a idade chega, ocorrem modificações em nosso funcionamento cerebral, além da restrição que sofremos devido a diminuição das atividades físicas. E são, justamente, essas mudanças que interferem no sono e acabam causando a famosa insônia.
Causas da insônia
Algumas causas podem estar relacionadas, então sempre vá ao médico para identificar qual é o seu caso:
Diminuição de atividades físicas
Perda de função cognitiva
Depressão
Problemas psicológicos
Doenças – incontinência urinária, problemas respiratórios, sobrepeso, entre outros.
Se você muda, então o seu sono muda também!
Quer saber quais são as principais mudanças? Toda a arquitetura do sono se modifica, a partir disso é possível notar alguns prejuízos nas rotinas de pessoas da terceira idade. Confira com a gente:
Mudanças
Sono fragmentado
Sonolência durante o dia
Sensação de que dorme menos
Cochilos no meio do dia
Prejuízos a saúde
Diminuição das horas de sono à noite
Dificuldade para adormecer
Dificuldade de manter o sono por muito tempo
Síndrome das pernas inquietas
Apneia
Desatenção
Falta de memória
E aí? Se identificou com alguma dessas descrições ou conhece algum idoso passando por isso? Se sim, saiba que tem muitas coisas que podem ser feitas para melhorar tal situação.
Afina, o que fazer quando isso acontece?
A primeira coisa a se fazer é tomar a consciência de que esse ocorrido é comum nessa idade e que alguns hábitos precisam ser colocados em prática. A primeira dica e mais importante é: higiene do sono.
Você precisa melhorar a qualidade do sono. Para fazer isso será necessário melhorar a sua alimentação e comer menos alimentos calóricos no jantar, fazer atividades físicas durante o dia, tirar apenas 1 soneca diurna (menos de 30 minutos), ingerir menos líquidos a noite, ir dormir apenas quando estiver com sono e tentar adormecer sempre no mesmo horário.
Fora isso, há medicações que podem auxiliar. Mas, fique atento a esse ponto. Muitos idosos abusam desses medicamentos e acabam trazendo mais prejuízos a saúde do que benefícios. Então, nos momentos de dúvidas, sempre procure um médico para orientá-lo melhor.
Uma última dica e que vale ouro, é a seguinte: deixe o seu quarto o mais confortável possível. Ter um lugar relaxante para dormir faz toda a diferença. Invista em uma boa cama e em um bom colchão, assim pegar no sono será mais fácil.
Se no seu caso, você está querendo apenas pegar no sono mais rápido, entre em nosso blog e veja 3 técnicas que te ajudam a dormir com mais rapidez.
Anotou tudo? Dê uma passadinha no site da Montreal e confira nossas opões de colchões e garanta um sono dos deuses. O máximo de conforto você encontra só aqui na Montreal.