BLOG

O celular antes de dormir é um vilão para as crianças?

Muitos já ouviram falar – e provavelmente você também – sobre os malefícios de usar o celular em excesso e, principalmente, quando esse uso excessivo acontece durante a noite.
Se essa prática é danosa para adultos, você pode imaginar o quanto as consequências são ainda mais sérias para crianças e adolescentes, não é mesmo? O uso indevido pode gerar desde má qualidade do sono até doenças como obesidade, diabetes e depressão infantil.
O problema principal vem das próprias telas: a tão temida luz azul, de celulares, tablets e monitores, é um poderoso estimulante que dificulta a vinda do sono. Essa luz acaba confundindo o relógio biológico e fazendo com que as pessoas, crianças e adultos, peguem no sono muito mais tarde. Além disso, o simples fato de esperar notificações provoca, também, a dificuldade em dormir.

Mas quais são, necessariamente, os danos causados?

Crianças e adolescentes produzem, durante o sono, importantes hormônios para o funcionamento de seus corpos. A melatonina, que prepara o corpo para o sono; a leptina, hormônio da saciedade; o GH, do crescimento; o cortisol, da estabilidade emocional e do controle de inflamações: a produção de todos esses hormônios se dá durante o sono e, por isso, é altamente prejudicada por um mau aproveitamento desse descanso. Esse prejuízo torna as crianças e adolescentes menos atentas durante as aulas, por exemplo, além de promover problemas de comportamento, de fixação de memórias e até mesmo obesidade e diabetes.

Como solucionar o problema?

O ideal é promover uma espécie de “higienização” antes do sono. Recomenda-se que as telas sejam evitadas entre meia hora e duas horas antes de ir pra cama, bem como a redução da luz azul (alguns dispositivos já contam com esse recurso) e manter o telefone longe, para reduzir a expectativa de novas notificações.
A essa altura, você já sabe o quanto uma boa noite de sono é importante para o bom funcionamento do corpo, não é mesmo? Por isso, invista na qualidade do seu sono: além dos cuidados com os aparelhos eletrônicos, tenha um bom colchão Montreal e cuide bem de quem mais importa pra você!