BLOG

Psicologia das cores: como escolher a melhor tonalidade para os ambientes de casa

Não é segredo para ninguém que o peso das cores vai além da estética e do bom gosto. Companheiras fiéis dos designers de interiores ao redor do mundo, as cores são utilizadas para transformar espaços e revolucionar padrões de comportamentos em ambientes, provando, também, que a própria psicologia ajuda a compreender como algumas tonalidades podem ditar humores e sentimentos de confiança através da decoração de casa.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como combinar cores e cômodos para criar espaços com personalidade, charme e familiaridade. Prepare a criatividade, separe a paleta de tintas e tenha uma boa leitura.

 

Azul

azu

Quando em tom leve, o azul traz um efeito calmante e relaxante. Pode ser utilizado em quartos e salas de estar para trazer um efeito tranquilizante. Uma dica: a tonalidade também traz sensação de amplitude, por isso é uma boa escolha para ambientes pequenos.

 

Amarelo

amarelo

Por ser muito viva, a cor é estimulante e dá um toque de conforto e aconchego para os ambientes. Por isso, é uma boa pedida para salas de estar e áreas de convivência.

 

Laranja

laranja

Uma cor versátil e cheia de vida, o laranja cai bem em vários cômodos e humores. Na cozinha, pode estimular o apetite. Em escritórios de comunicação, energia e criatividade.

 

Vermelho

vermelho

O vermelho tem consigo um toque de aconchego convidativo perfeito para aquecer cômodos mais frios. Para evitar a sobrecarga visual, opte por levá-lo a apenas alguns pontos do ambiente.

 

Verde

verde

Harmonia, tranquilidade e concentração são estimulados com as várias tonalidades do verde. Podem ser usados como um ativo em salas de estudo e escritórios.

 

Violeta

violeta

A tonalidade sofisticada é uma boa opção para criar um efeito romântico e delicado. Que tal levá-la para o quarto ou ambientes de descanso em geral?

 

Branco

branco

Além da calma que transmite, o branco é ideal para ampliar espaços pequenos – podendo, inclusive, ser usado em absolutamente todos os cômodos da casa.

 

Preto

preto

Já o preto tem efeito contrário, transformando espaços grandes em locais íntimos e aconchegantes. No entanto, deve ser usado com moderação para não carregar o ambiente.

 

Rosa

rosa

Os tons de rosa são perfeitos para transmitir conforto e hospitalidade. Conte com ele para dar vida aos quartos e salas de estar.

 

Conta pra gente: qual dessas cores você mal pode esperar para levar para sua casa? Curtiu nossas dicas? Então clique aqui para conferir outras matérias do nosso blog.

O COLCHÃO IDEAL: COMO ESCOLHER O MODELO CERTO PARA MIM?

Os comentários estão desativados.