Quanto mais conforto melhor. Cultive plantas em casa!
Saiba como escolher e quais são os cuidados necessários para o cultivo de plantas dentro de casa!
Se você não entende nada de plantas e pretende cultivá-las em seu apartamento, mas não sabe por onde começar, pode ficar tranquila(o), suas dúvidas serão sanadas agora, basta acompanhar a leitura. Você ficará sabendo sobre os tipos de plantas, cuidados diários, tipos de suportes e muitas informações úteis. Vamos lá!
As vantagens de ter uma planta dentro de casa
Ter algumas plantas espalhadas pela casa interfere diretamente na saúde e bem-estar dos moradores, trazendo assim muitos benefícios. Algumas tem poderes curativos, servem também como umidificadoras naturais, ajudam a relaxar (diminuem o estresse), deixam o ambiente mais fresco, evitam problemas respiratórios, porque purificam o ar e auxiliam na concentração, além de complementarem a decoração do apartamento. Outro ponto importante é que a atividade desenvolvida para a manutenção e cuidado com as plantas, também é benéfica, pois é uma tarefa relaxante, que alivia a tensão e ansiedade.
Espaço pequeno não é problema!
Muitas pessoas desistem da ideia de decorar seus apartamentos com plantas devido ao pouco espaço que possuem. Isso não é problema. Há diversas formas de cultivar essas plantinhas em espaços reduzidos, conheça as três principais:
- Jardim vertical
- Macramês e vasos suspensos
- Vasos individuais
Há plantas e plantas!
Não são todas as plantas que precisam ser regadas diariamente, e também, algumas necessitam de pouca luz. Há três grupos dentro da classificação de espécies de plantas: as pleno sol, são aquelas que precisam de no mínimo 7 horas de sol direto por dia, as meia-sombra, que não precisa ser regada com frequência e necessita apenas de 3 horas de sol por dia, sendo que o resto a luz indireta já resolve, e por fim, as sombras, são as plantas que precisam de ambientes com pouca luz e sem incidência direta do sol.
Como escolher a planta certa?
Escolha as plantas de sombra e meia sombra para o seu apartamento. Aqui vão algumas opções:
Espada-de-São-Jorge
Mini Cactus
Orquídeas
Além de: Costela-de-Adão, Jibóia, Imbé, Peixinho, Chifre-de-Veado, Murta, Ivy, Lança de São Jorge, Violeta, Pleomele, Begônia, Renda-Portuguesa, Samambaia-De-Mato-Grosso, Antúrio, Echevéria, Pitangueira, Minirromãzeira e Gerânio.
Os cuidados certos com as plantas
O que vem depois de comprar (ou cultivar) a planta ou flor que deseja colocar em sua casa? O que se deve fazer? Alguns cuidados são necessários para mantê-las vivas e saudáveis, confira a seguir:
- Antes de plantar qualquer espécie, confira a necessidade de água e sol, seu cultivo, sua estrutura e crescimento, assim estará mais preparado para os futuros cuidados.
- Regue apenas quando for preciso
- Cuide das folhas (borrife água e remova as danificadas)
- Faça o teste do palito para saber quando a planta precisa de água (enfie o palito na terra e verifique a velocidade que o solo seca)
- Adube (tanto natural, quanto artificial)
- Forneça a quantidade correta de água e luz
- Observe seu crescimento
- Troque o vaso à medida que a planta for crescendo
Anote todas essas dicas e aplique nos cuidados das suas futuras (ou atuais) plantas. Assim você terá um lar mais harmonioso, decorado e agradável. Se você quer mais conforto, a Montreal pode ajudar. São diversas opções de camas, colchões, sofás, poltronas e muitos outros, em um só lugar, para deixar sua casa mais aconchegante.