BLOG

Quarto montessoriano: entenda o método e aprenda a decorar o ambiente.

Você sabe o que é um quarto montessoriano? Basicamente, é um quarto construído especialmente para as crianças e não para os adultos. Isso quer dizer que os ambientes adaptados para essa técnica possuem todos os móveis e objetos na altura dos olhos das crianças.

Origens

É considerado também como uma metodologia de ensino, criada pela educadora Maria Montessori no ano de 1907.

Vantagens

Mas, por que investir em quartos como esse? Simples, oferecer ambientes acessíveis à altura dos olhos auxilia no desenvolvimento da autonomia, além de oferecer mais liberdade para os pequenos e segurança.

Essa técnica estimula a autoeducação, através da livre circulação que é dada para a criança explorar o quarto a sua maneira. Sem contar que a readaptação do ambiente acompanha o seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Decoração

Citaremos a seguir os 3 principais elementos que devem ser considerados ao decorar um quarto montessoriano:

Cama

É muito importante que a cama fique próxima ao chão. Mas, atenção. Não deixe o colchão em contato direto, coloque-o sobre um estrado. Assim, a criança terá a liberdade de subir e descer no momento que desejar, dando mais autonomia.

Banner Site - 884 X 444 px

Itens decorativos

Quadros e tapetes. Esses são objetos que você tem a total liberdade para abusar das cores e formas. É uma excelente oportunidade de aguçar a imaginação e criatividade. Experimente aqueles que contam alguma história.

Espelho

Essa é uma dica importante. É recomendado colocar um espelho ao lado da cama da criança, preferencialmente na horizontal. Essa é uma técnica usada para que seja possível os pequenos se reconhecerem no reflexo.

E aí, o que achou das nossas dicas? Leve esses três elementos básicos em consideração para decorar um quarto montessoriano.

Uma última recomendação: evite móveis com quinas, assim seu filho terá mais segurança.

Se você já quer começar a colocar a mão na massa e deixar o quarto do seu filho o mais confortável o possível, o que acha de ar uma olhada na Happy Baby da Montreal? Entre no nosso site para saber mais!

Os comentários estão desativados.