BLOG
Exposição de produtos em loja de móveis e colchões

O que pensar na hora de montar a exposição dos produtos da sua loja?

Se você quer aumentar o faturamento da sua loja de móveis e colchões, é fundamental montar uma boa estratégia para expor os produtos no ponto de venda físico. Ao planejar e criar um ambiente convidativo e intuitivo, é possível se destacar dos concorrentes, atraindo mais clientes para seu negócio e melhorando a experiência geral dos compradores. 

Continue lendo para descobrir todos os pontos que vão melhorar a exposição dos colchões e estofados. 

  1. Primeiro de tudo, vamos ao planejamento 

Antes de partir para a ação, tenha em mente qual a mensagem e posicionamento que sua loja quer passar, pensando em como isso será transmitido a partir de elementos visuais, iluminação, cores e cartazes de promoção, por exemplo. 

Para esse passo, é essencial conhecer quem é seu público-alvo e quais são suas preferências e necessidades. Uma dica é realizar uma pesquisa on-line com os clientes da loja, incluindo perguntas específicas sobre o que acham da vitrine, da exposição dos produtos, do ponto de vendas e sugestões de melhorias. 

  1. Crie uma atmosfera propícia para vendas 

Uma exposição eficaz não se resume apenas aos produtos em si, mas também à criação de uma atmosfera atraente em sua loja, que traga uma boa experiência de compras para o cliente, com atenção especial para o uso da iluminação, cores e decoração. Algumas dicas são:

  • Aproveitar a iluminação natural para clarear e tornar o ambiente agradável e evitar luzes artificiais com sombras fortes que possam prejudicar a visualização dos produtos; 
  • Para transmitir uma sensação de relaxamento e tranquilidade, associando com o que os colchões poderão proporcionar para a noite de sono dos clientes, utilize luzes suaves e quentes, com temperatura de cor entre 2.700K e 3.000K;
  • Crie um ambientes com objetos que lembrem um quarto, como travesseiros;
  • Para um visual mais agradável, o recomendado é que os colchões fiquem sem o plástico mas, se não for possível, tome cuidado com o acúmulo de poeira.
  • Tenha próximo do produto materiais de ponto de vendas que façam alusão ao bem-estar, relaxamento e qualidade de sono que o colchão irá proporcionar.
  1. Destaque os produtos de forma estratégica

Uma exposição eficaz deve destacar os produtos de forma estratégica. Identifique os colchões e estofados mais populares e de maior margem de lucro, ou aqueles que estão em promoção, e posicione-os em pontos de destaque, como na vitrine ou porta da loja. Para esses locais, cuidado com a quantidade de informações, opte pelo equilíbrio, sem poluição visual. Também não se esqueça de trocar a comunicação visual depois de um tempo, especialmente em datas sazonais, e destacar as ofertas imperdíveis. 

Veja mais: 10 passos para diferenciar sua loja da concorrência e atrair mais clientes

4. Forneça informações relevantes sobre os produtos

Certifique-se de que todos os produtos em sua loja estejam com etiquetas descritivas, informando características, materiais, dimensões e tudo mais que for relevante para uma decisão de compra bem embasada por parte do cliente. 

Isso vale também para os preços que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, devem estar visíveis. Tenha também, de forma clara, as informações sobre condições de pagamento, parcelamento e garantia, sempre que houver. E não se esqueça de garantir que a loja tenha uma boa sinalização, permitindo que os clientes encontrem o que procuram de forma fácil e rápida. 

5. Use adequadamente os materiais promocionais

Além de uma exposição cuidadosamente planejada, é importante aproveitar os materiais de ponto de vendas e promocionais que valorizem os produtos e despertem a atenção dos clientes e o desejo de adquiri-los. 

Para ajudá-lo nessa missão, nós vamos disponibilizar de graça para você um kit repleto de materiais de PDV da Montreal, com os seguintes itens:

  • Adesivo de Parede 
  • Banner Tripé 
  • Post para redes sociais

E tem mais: além dos materiais acima, você também terá acesso ao Guia de exposição de produtos para sua loja de móveis e colchões, que contém informações e dicas mais aprofundadas sobre o assunto que iniciamos aqui no blog. Clique aqui e baixe agora mesmo.