BLOG
O QUE É PARALISIA DO SONO

O que é paralisia do sono? Tem cura? Descubra.

A paralisia do sono é um distúrbio que causa em suas vítimas medo, pânico, angústia e terror. Esse transtorno ocorre, geralmente, logo depois de acordar ou quando a pessoa está tentando adormecer, impedindo o corpo de se mexer mesmo com a mente acordada.

Isso acontece porque o cérebro relaxa todos os músculos durante o sono e mantém o nosso corpo imóvel, justamente para conservar energia e evitar movimentos bruscos. No entanto, quando acontece um problema de comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, originando um episódio de paralisia do sono.

Podem ocorrer alucinações durante esses episódios, devido à ansiedade causada e pela falta de controle do próprio corpo. Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade, é mais frequente em adolescente e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com hábitos de sono pouco constantes e excesso de estresse.

Para interromper mais rapidamente esse transtorno, é recomendável que alguém toque na pessoa que está sofrendo o mal no momento ou manter a calma e pensar de forma lógica no momento, focando toda sua energia para movimentar os músculos do corpo.

Para evitar que o episódio volte a acontecer, algumas recomendações devem ser seguidas, como buscar dormir todos os dias no mesmo horário, acordar todos os dias no mesmo horário, evitar bebidas ou comidas estimulantes antes do sono (como café, energéticos, refrigerantes etc.) e dormir de 6 a 8 horas por dia.

A paralisia do sono costuma ocorrer apenas uma ou duas vezes durante toda a vida de uma pessoa. Porém, se isso se torna um problema recorrente, é recomendável procurar um neurologista para tratar do problema.

Os sintomas mais comuns são: medo, angústia, falta de ar, sensação de afogamento, incapacidade de mover o corpo.

Embora possam surgir sintomas preocupantes, a paralisia do sono não é perigosa, nem coloca em risco a vida. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

Se você gostou desta matéria, temos certeza que também irá se interessar em saber qual a melhor posição para dormir. Confira!